segunda-feira, 11 de junho de 2007

Mitos


Não sei se conhecem alguma pessoa que tenha morrido da "congestão"; eu, pelo menos, não. Aliás, na literatura analfamédica, esse seria um dos piores males que assolavam o país e o mundo no século passado.


A congestão era um fenômeno raro que se dava, normalmente, com aquele primo de um conhecido de sua tia de Campos, com o cunhado da lavadeira de uma amiga da patroa de sua tia, e por aí vai. Essas pessoas tinham em comum o fato de encostar qualquer parte do corpo em superfícies molhadas. Ou seja, tomou banho, lavou louça: congestão. O sintoma mais comum era a boca torta; se tomasse banho de piscina era derrame na certa. Quer dizer, AVC.


Cresci ouvindo histórias de pessoas que morreram por causa da congestão. Em uma versão hard da coisa, alguns moradores de um pequeno município de Alagoas se recusavam a tomar banho às segundas, tudo por conta da maldita doença.


Outro folclore era a tal da disritimia. Eu era um que tinha a tal da doença. Na verdade, eu era só hiperativo, ou seja, mal educado. As pessoas não percebiam. Pobre acha logo que é doença. Ainda mais com a mãe hipocondríaca que eu tenho.


Podia ficar aqui descrevendo os diversos males nunca devidamente pesquisados pela comunidade médica, mas não é o caso. Mas não posso deixar de mencionar algo de que sempre tive medo e não era doença: praga. Principalmente a de mãe. Quantas vezes fui ameaçado...


Lembrei-me disso por causa do Clodovil. O cara se recupera de um derrame (AVC), que ninguém me tira da cabeça que foi praga da Cida Diogo. Praga de mulher feia é foda (com o perdão da expressão). É o tipo de coisa que está envolta em um mar de amargura e malamância. É puro ódio. Aquela listinha que a deputada passou deve ter ido direto pra um terreiro em Sobradinho ou no Guará. É claro que ela não desejou a morte do cara, apenas muitas hemorróidas e herpes labial. Como deve ser cria da casa, fizeram um upgrade no pedido e deram uma AVC (!!!) de presente.
Disseram que a única seqüela é ficar com aquele riso eterno estampado para a posteridade. Era melhor morrer de congestão na infância.




4 comentários:

Andrea disse...

hahahaha...shorey leeetrus

Unknown disse...

hahahahaha
Tem uma história que minha mãe sempre conta: a madrinha dela adorava tomar banho de banheira depois do almoço e o meu avó vivia dizendo que ela ainda ia morrer de congestão... e ele ia ter que tirar a velha da banheira pelada (detalhe que ela era "meio gordinha" rssssss). Imagino que ele deveria ficar apavorado com essa idéia... rssssss

Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... disse...

professor, que horror! rsrsrs

praga de mulher feia, vou adotar essa! (tem copyright?)

Anônimo disse...

Já li em algum lugar que existe um dicionário no Nordeste para os médicos novatos poderem enterder as doenças... Deve ser de chorar de rir!