sábado, 9 de junho de 2007

Com razão


Adoro padres. Aquele ar de quem está sempre com a razão, aquele tom imaculado nas discussões, a superioridade moral, tudo isso me faz amá-los mais do que a qualquer outro tipo de pessoa. É fantástica a capacidade de análise do comportamento do ser humano que essa categoria apresenta sem que necessariamente digam algo relevante. Por isso os admiro, os caras mantêm o respeito da comunidade, mantêm-na unida, mesmo que ela os odeie.


Não tem coisa melhor pro meu sábado que ler a coluna do D. Eugênio salles. Que mente brilhante. Quando tinha uns 9 anos, lembro-me de ter ido à Arquidiocese e levado flores pra ele. Figura simpática, adorável. Hoje ainda o é, acredito. Além disso, sem preconceitos. Quando leio os seus textos, fico iluminado. Como escrever durante tantos anos uma coluna semanal em jornal de grande circulação, sem apresentar um dado concreto para seus argumentos? Como escrever sobre o mesmo assunto tanto tempo e simplesmente não conseguir mudar a opinião de ninguém? E continuar escrevendo! Adoro essa perseverança. Entretanto acho que dados concretos ajudariam na defesa da tese de que controle de natalidade é método de seleção de seres humanos. Enfim.


Adoro pastores também. Não qualquer pastor. Gosto daquele que se oferece para ir a sua casa, isso quando não aparece do nada e fica olhando para as bebidas da estante - que estão lá de enfeite (pobre não bebe vinho de estante, senão tem de comprar enfeite caro). Adoro quando esses pastores tentam explicar a história da formação de determinadas palavras. Adoro o tom professoral. Simplesmente adoro, quase tanto quanto gosto de padres.


Enfim, adoro líderes espirituais de uma maneira geral. Principalmente os ocidentais. Isso porque estão com a razão quase sempre. Gosto que seja assim. Pessoas com razão devem orientar os sem.


Adorei quando falaram que "ficar" sem compromisso é o mesmo que prostituir-se. Fantástico. Mais espetacular ainda foi o fato de, no fim de semana seguinte, a missa das 8 estar lotada de adolescentes. Fora a missa do Papa. Quanta gente! (Adoro o Papa. Aliás alguém tem de avisar ao D. Eugênio que o João Paulo II morreu. O papa agora é outro.)


Os líderes espirituais são inspiração, pois não erram. Isso é bom. É bom viver num mundo onde ainda há exemplos a serem seguidos. Gosto da idéia de que existem pessoas contra cujos argumentos não se discute. Queria ser assim.

6 comentários:

Ana disse...

Você queria, tipo assim, ser como eu?

ps: eu tenho medo do novo papa.

Unknown disse...

Ahh, mas não é tão difícil... rsssss

Master disse...

Eu tenho medo é do D. Eugênio Salles.

depois eu explico direito. Beijos! May disse...

oi professor!
adorei seu blogger...saiba que muitas ex-alunas de Serviço Social o lêem .
Até serviu de inspiração para o meu, dá uma olhada lá só não vale ficar corrigindo...beijos e valeu!
http://depoiseuexplicodireito.blogspot.com/

Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... disse...

eu, como ana, tenho medo daquele reacionario do novo papa, nao que o JP 2 num fosse assim, mas... esse consegue ser mais!

mas que deve ser bom ser assim deve, num se questiona nada sobre si mesmo, tah tudo corretissimo, num rola pesadelo durante a noite, num rola arrependimento, tudo tah tracado e escolhido.

Andrea disse...

JP2 tinha cara de bonzinho, Ratzinger tem cara de comedor de criancinha.