sábado, 7 de julho de 2007

minhaterra@fimdomundo.com


Nasci no Rio de Janeiro e tenho minhas diferenças com a cidade. Cidade Maravilhosa... Esses epítetos são complicados. O que se poderia dizer hoje de lá? Eu me recuso a dizer, pois, afinal de contas, minha opinião só tem repercussão entre umas 5 pessoas, no máximo. Aí se incluem meus dois filhos: de 6 anos, um; 1/2 ano, o outro.


A cidade onde moro é outra coisa. Não dá pra falar mal. Nem bem. Nem nada. A cidade é um nada. Quem vem pra cá é nada, como eu. Pra ser alguma coisa, tem de sair dela.


O que se poderia dizer de uma cidade cujo prefeito tem nome de tubérculo?


O que gosto mesmo é da pose do povo. Só tem intelectual, gente de classe com opiniões relevantes. Uma das figuras mais proeminentes intitula-se professor doutor. O professor pela (de) formação pedagógica e o doutor (?) pela jurídica. Bastou pra virar sumidade na terra de cegos. Há mais de 50 anos.


Aliás, não precisa muito pra virar sumidade por ali. A natureza rural do lugar dá preferência a celebridades rurais, vide éguas loiras e afins.


O povo da região exulta a proximidade com Niterói. O povo ama Niterói. Niterói, que, para eles, se resume a Icaraí e Plaza, é o que há! O povo gosta tanto de Niterói, que , certa feita, uma conceituada escola pôs em sua propaganda que trabalhava com "Professores de Niterói". Ótima propaganda, por sinal. Só que também veio um colégio inteiro de Niterói e tirou os alunos dessa escola. Lindo.


O que mais amo, entretanto, é a linha do trem. O que dizer de uma cidade cortada por uma linha de trem? As pessoas até fingem que ela não está ali, para que não se lembrem de que aquilo torna o município tão espetacular quanto seus vizinhos contíguos.


Atraso para o trabalho. Necessidade de cruzar ruas. Trem passando? Pode esperar e avisar que vai chegar depois. Admire-se o trem. Aliás, admirem-se os motoristas. Grande parte com sua carteira de habilitação, mas todos com o diploma de imbecilização automobilística debaixo do banco.


Enfim, o que poderia caracterizar uma cidade sem identidade? Uma cidade que não sabe onde se localiza? É região dos Lagos? É região metropolitana? Serrana? Não é nada.


A cidade é nada; portanto, dela, nada se espera.

8 comentários:

Unknown disse...

...E o que dizer de Iguaba????

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Andrea disse...

Eu quero uma camiseta personalizada. Rio Bonito=nada.

Bernardo Xavier disse...

Eu também quero uma:

Se RB=nada, Silva Jardim é o que?

Fernanda Abreu disse...

Baixada Litorânea. É isso, estamos na baixada. E Silva Jardim não existe. É simplesmente psicologia barata.

Tb quero uma camiseta personalizada. Camisetas personalizadas é o que há!

Renata disse...

minha cidade tb é dividida pela linha do trem e a gente costuma perguntar "você mora do lado de cá ou do lado de lá?"

ADIEMLA disse...

Certa feita, um homem chegou a uma cidade para a qual pretendia se mudar. Na região da cidade onde havia uma praça encontrou um homem de idade sentado em um de seus bancos e, perguntou-lhe. "Como é esta cidade"? O ancião respondeu-lhe com a seguinte pergunta: "Como é a cidade de onde estas vindo"? "É uma cidade barulhenta, seus moradores são mau humorados e mau educados", disse o homem ao ancião". "Então meu jovem não venha para esta cidade, ela é exatamente igual ao lugar de onde vens"! Respondeu o senhor ao jovem que imendiatamente foi embora. Alguns intantes depois chegou outro rapaz com a mesma intenção e encontrou o mesmo Sr. na praça. Ao procurar informações sobre à cidade fez pergunta semelhante ao senhor, e a resposta foi a mesma indagação anterior, e o jovem disse. "A cidade de onde eu venho é muito agradável, os vizinhos são gentis, educados e estão sempre prontos a ajudar. É uma cidade muito boa". O homem idoso então lhe disse. "meu filho você vai gostar muito desta cidade venha para cá e terás muitos amigos aqui". A cidade é você.

ADIEMLA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.