segunda-feira, 16 de julho de 2007

Gostos musicais


Há pouco tempo, fiquei sabendo que não conhecer a Mart´nália (acho que é assim que se escreve) me tornava um ser desantenado. Pô, desconhecer as músicas de uma revelação da MPB como a Mart´nália? Confesso, senti-me mal - com o perdão do cacófato. É chique gostar da moça.


Além de não saber cantar, de nunca ter ouvido uma música sequer da filha do Martinho da Vila, confesso que detesto. Assim como detesto, alguns quase sem conhecer e outros tendo ouvido pouco da obra:
  1. a Maria Rita;


  2. a Vanessa da Matta;


  3. a Ana Carolina;


  4. a Ivete Sangalo;


  5. a Simone;


  6. a Elba ramalho;


  7. a Marjorie Estiano;


  8. a Adriana Calcanhoto.


Tem mais gente:



  1. o Zeca Baleiro;


  2. o Zé Ramalho;


  3. o Belchior;


  4. o Moska;


  5. o Otto;


  6. o Alceu Valença;


  7. qualquer um dos Netinhos;


  8. da música baiana carnavalesca;


  9. qualquer dos contratados da Biscoito Fino.

Sobrevivo. Respeito quem gosta. Quer dizer, não respeito, mas não falo diretamente. Acho um saco esses artistas, e tenho o direito de achar. Chega! Já basta a minha infância em que tinha de ouvir Roberto Leal, que minha mãe adorava.

Hoje eu naõ estou nem um pouco a fim de ouvir que eu tenho de gostar do Jair Oliveira porque as músicas dele são demais. Olha só, respeito o Jairzinho porque a mulher poderia ser dividida em duas e, ainda assim, seriam dois filezões. Entretanto, a música do cara é chata; a irmã é chata (com voz anasalada); o pai é chato, chato, chato. Enfim, o Jairzinho não vai morrer por causa disso; os outros, sim. De inveja.


Citei o Otto, né? O que de bom fez esse cidadão? Que eu saiba, de bom mesmo só foi engravidar a Alessandra Negrini, apesar de haver controvérsias.

Ainda espero na nova safra da MPB alguém com a categoria do Djavan, com a voz do Ed Motta, com o suingue do Jorge Ben. Olho pra longe e só sinto cheiro de marra. Só que marra eu também tenho, só não tenho talento. Assim como muita gente citada lá em cima.

10 comentários:

Ana disse...

Viu só, finalmente encontrei a razão pela qual nos tornamos... er... conhecidos chegados. Tirando a Calcanhoto, também odeio todo esse povo citado.

Quanto ao Otto, ele é muito gostoso, e isso me basta. Mas nunca ouvi sequer uma música.

Zeca Baleiro poderia perfeitamente morrer.

Andrea disse...

Djavan???????????????????????????

zum de besouro pra vc

Gileade disse...

Há piores, Gerson, há piores...
Embora eu também não goste de boa parte de sua lista e nunca tenha ouvido falar de 2 ou 3 deles.

Master disse...

O Otto eu até respeito pelo que já disse. O Djavan eu respeito mais ainda por ter dispensado a Glória Maria.

Anônimo disse...

categoria do Djavan, voz do Ed Motta e suingue do Jorge Ben?
Gerson Rodrigues!

Anônimo disse...

Ah, esqueci que tem que ser da nova safra.
Droga

anouska disse...

ahauhauahuaha. adorei. só que eu adoro a mart'nália. muito mesmo. pronto, pode me odiar. ah, eu sou amiga da ana, viu? bj

*

*

e vc fica devendo um post com as coisas que vc gosta, só pra gente poder malhar também, pô. direitos iguais.

Master disse...

Posso não ser da nova safra, mas não me falta suingue.

Cris, pode deixar, que escreverei um sobre os conjuntos de que gosto e farei, também, um revival sobre os gostos de outrora...

Ah, obrigado pela visita.

Anônimo disse...

tenho seríssimos problemas com o seu gosto musical.
isso me torna uma imbecil em potencial?
ou potencializa a minha imbecilidade?

não responda! não sou curiosa... proporcione-me o benefício da dúvida.
uhasiudhasiudhauisdhs x]

:*

Bernardo Xavier disse...

"Se meu mundo é pequeno, o teu é menor ainda ..."

"Tente entender um pouco mais a alma ..."


Já cantava o grandiosissímo Otto ...