sábado, 1 de setembro de 2007

Média

A grande frustração de muitos professores de Ensino Superior está no fato de não poder dar aula em Universidade Pública. A minha ainda era maior, porque bati na trave em concurso público que só chamou o primeiro colocado.
Entretanto, os anos passam e a gente vai perdendo a vontade. Afinal, o que é a Academia?
Hoje não se dá o menor valor a quem se dedica à produção de conhecimento. As pessoas entendem essa cruzada como perda de tempo. E realmente é. Pelo menos na minha área.
Aquele pessoal se encastela em suas salas, discute os projetos de pesquisa em andamento, trabalham hipóteses inviáveis e se acha extremamente desgastado.
No final do ano, todos vão batalhar os seus mil reais nas correções de vestibulares. Ninguém perde, nem os medalhões. Por conta disso fico pensando em quão bom financeiramente deve ser dar aula em Universidade Pública.
Sei que há várias pessoas competentes ali mas hoje isso não importa. Hoje o que importa é ser médio, mediano, medíocre. O medíocre não ameaça, por isso tem cargo de confiança. O medíocre não tem aspirações maiores. Quando tem vira presidente.
A Universidade Pública está cheia de medíocres também. Só que medíocres com pompa, que passam a imagem de intelectuais.
O pior é a Universidade Particular que tem medíocres que nem essa aspiração têm. É o meu caso.

3 comentários:

Gileade disse...

Ah, Gerson, fala sério! Tá querendo elogio?

Ana disse...

Nossa, assino embaixo. Foi pra isso que vc ficou em casa sábado, é? Pra destilar verdades?

Eu acho que esse povo de universidade é um bando de bunda que se acha.

Andrea disse...

Eu não ouvi nada[2].

Seu blog me compromete.