terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Manual para uma boa aula

Sabe aqueles dias em que a aula não rende? Pois é. Para diferentes disciplinas, diferentes estratégias. Por exemplo, professor de inglês: música. No final, todo mundo canta junto "Smack that, all on the floor...", isso na turma de quinta série.

Aula de matemática: joguinho. Aliás, nem precisaria disso, né? Matemática, física e química são disciplinas em que dá pra passar dois exercícios por aula, mandar o aluno se virar, e depois ficar lendo jornal.

História. essa é mole, é só escolher o DVD certo. Lá se vão três aulas, mole, mole.

Redação. Anota o tema aí...

O legal é que há variações. Basta o cara estar sem saco. às vezes o cara quer enrolar por conta do gosto pessoal. Interessante seriam as desculpas para ouvir funk em sala.

Se eu quiser falar de papéis sociais:

"As menina do baile quer um otário pra bancar
Ah, aha, um otário pra bancar!"

Lá se vai mais de uma hora de discussão, sem contar que a aula é dada na sala de vídeo. A gente aproveita pra ver as meninas da gaiola dançarem até o chão.

Se eu quiser metáfora:

"(...) Mas a fiel que me desculpe
De amante eu não sou sócio
Se quiser ficar comigo,
Tem que ser só pra negócio"

Metáfora empresarial. Muito rica. Deriva-se da maior relação: a vida é uma grande empresa. Daí surgem outras como "tempo é dinheiro".

Se eu quiser trabalhar, em fonética, duração da sílaba em português:

"Crééééééu (3X)'

Se eu quiser anacoluto:

"A dança créu tem que ter disposição "

Se eu quiser trabalhar rima e métrica:

"Dança da motinha, dança da motinha
As popozuda perde a linha..."

Se eu quiser trabalhar preenchimento de posição de sujeito e também dupla negação:

"(...)Pois essa dança ela não é mole não"

Se eu quiser trabalhar, em semântica, antônimos:

"Gata, eu não vim para lhe criticar
Pelo contrário, eu vim para relembrar..."

Se quiser trabalhar ácidos, em química:

"Se tu der dor de cabeça
Um conselho vou te dar
Pra curar Apracur
Apracur pra curar"

Em geografia, relevo:

"Morro do Dendê é ruim de invadir..."

Educação física, abdominais:

"Pernão sarado, barriga de tanquinho..."

Pra concluir, aquela enjoada da orientaçã educacional daria sua contribuição aos alunos falando sobre a importância de não beber e perder a linha nas festinhas:

"Eu e minha namorada a gente tava agarradinho
Até que meu amor bebeu um copo de vinho
Ela perde o controle e fica logo animadinha..."

Enfim, tem conteúdo aí pra um semestre. Dá até pra fazer projeto no início do ano.

2 comentários:

Anônimo disse...

não tinha lido ainda. amei!! já vou sentar (sem trocadilhos) no computador e preparar minhas aulas da pós.

Unknown disse...

muito bom!!! adorei!!! criativo, divertido e muito estimulante... me encheu de idéias!!!