domingo, 12 de agosto de 2007

Bons tempos?


Os anos 80 viraram moda novamente. Na verdade, ano passado foi uma coisa com essa época. Era um tal de almanaque disso, Balão Mágico, Simony, Supla etc. Todos com tanta saudade que dava a impressão de que a época era realmente boa.


Eu confesso que os anos 80 eram terríveis pra mim. Primeiro porque era adolescente, e adolescente sofre em qualquer época. Segundo porque estava sempre sem dinheiro. Hoje ainda não tenho dinheiro, mas o "sempre" não entra mais na frase.


Além disso, quem poderia ser realmente feliz sem programação de qualidade na tv, e torcer pro Naim no Qual é a Música? quebrar o recorde de vitórias do Ronnie Von? A gente via Super Vicky, Super Gatas e Primo Cruzado - tudo dublado - e adorava. Era a época dos enlatados. Hoje aquilo tudo me parece sórdido.


Resolvi retomar um tema até certo ponto batido, pois essa semana houve uma "chopada" em uma determinada boate da Região dos Lagos, que é freqüentada por alunos. Pagavam-se 15 reais pela entrada e o chope era à vontade. O problema era chegar a ele.


Isso me fez lembrar os famosos festivais. Festival de sorvete, festival de refrigerante e festival de chope. Onde ocorriam? Nos clubes mais distantes da minha casa. De um lugar eu me lembro bem: o clube dos suboficiais da aeronáutica, que, na verdade, era uma quadra com banheiro.


A relíquia desses festivais dos anos 80 eram as canecas! Quem nunca foi à casa de algum amigo que tem uma coleção de canecas dos festivais. A caneca era o ingresso. A caneca era o troféu. Pesava como um troféu. Normalmente quebrava depois do primeiro gole de refrigerante, porque a criançada na agüentava o peso. E isso depois de ficar meia hora na fila.
Minha querida amiga AustraliAna há de acreditar que esse, sim, era O programa de índio.


Hoje não tem mais festival. Não tem mais caneca, pois, se produzissem mais, os ladrões mais criativos usá-las-iam como arma branca. E hoje com a molecada tão nervosa, não haveria uma chopada na Absolute Lounge que terminasse sem alguém ferido por uma caneca-monstro.


4 comentários:

Ana disse...

Jura? Nunca fui em nenhum festival, nem ganhei canecas. Isso tá me cheirando a coisa de subúrbio...

Anyway, festival de sorvete parece pura diversão pra mim!

Gileade disse...

Também, nunca fui a nenhum festival e nunca ganhei caneca nehuma.

Andrea disse...

Bons ou ruins...são os MEUS tempos e eu tenhod e gostar deles, néammm?

Unknown disse...

putz... na minha casa tem váááárias dessas canecas... rssssss
Deve ser coisa de subúrbio mesmo... rsssss