sábado, 27 de outubro de 2007

Por trás de um grande homem


Há uma categoria de gente que me espanta pela inutilidade: a "esposa-de". Esposa-de é um nada, subempregada. Esposa-de é a mais perfeita tradução da expressão chula "gozar com o pau dos outros.


Há varios tipos de esposas-de. Esposas-de-médico, esposas-de-político, esposas-de-advogado, esposas-de-pastor, esposas-de-gerente, esposas-de-rico. Todas sem ter o que fazer na vida, a não ser trabalhar para o marido, ou garantir a matrícula de professor II no Estado (isso porque esposa-de faz Normal).


Esposa-de não tem vida própria, quem tem são os filhos e o marido. Além de vida própria, o marido da esposa-de também tem, normalmente, uma ou duas amantes. Um ou dois amantes...


No interior é assim. A vantagem das esposas-de são as amizades "sinceras" que consegue. Ser amigo de esposa-de dá status. Afinal, esposa-de consegue vaga pra você na consulta de sexta-feira. Consegue leito no hospital. Consegue vaga pra sua tia na Prefeitura.


Debaixo de um homem mais ou menos tem sempre uma esposa-de. Não é à toa que eu tenho pisado em tanta merda.

3 comentários:

Clarice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gileade disse...

Ser apenas qualquercoisa-de é muita mediocridade. Mas também se pode encarar como comodidade. Porque afinal, as esposas-de estão andando para o que os outros falam. Elas querem mesmo é usufruir as vantagens de ser parasitas. E ainda vão achar que você - e quem mais concordar com o que você disse - é despeitado, que queria muito ser um marido-de e não precisar ralar igual a um condenado para ter uma vida um pouco digna.
Mas o pior mesmo é quando a esposa-de é mulher de alguém que não tem dinheiro e tem pouca influência. Vive só da babação alheia. Aí não dá.

Master disse...

Enquanto houver núcleo do sujeito, vai haver qualquer lixo-de...