terça-feira, 4 de março de 2008

Amor entre iguais




Não sei se tem alguém aí acompanhando, mas eu estou. Essa história de conflito na América do Sul até que me animou. Isso porque a região é tão sem graça, que só uma guerra pra lembrarem do Equador , da Venezuela e da Colômbia.

Essa história entre as Farc e Chávez são uma clara demonstração da Venezuela de não aceitação do amor entre a Colômbia e os Estados Unidos. Cada um com seu cada. Os EUA financiam a Colômbia; o Chávez, as Farc.


O problema é que o presidente do Equador, o Rafael Correa, é um maria-vai-com-as-outras e entrou na do presidente venezuelano de comprar briga com o presidente colombiano. O Uribe, que só pode estar se fiando na ajuda americana, com o perdão da palavra, cagou para a soberania do vizinho, mostrando-se um grande filho da mãe também.
O que está em jogo é mais do que uma disputa entre subemergentes. Ali há uma disputa pela liderança de um grupo que não quer mais ser subalterno. Acontece que o Equador se aliou a um cara com delírios de grandeza - a eles se juntando o Evo Morales, outro gestor de pobreza.
No fim sobra apenas a pose de galã do Correa, a cara de índio cachaceiro do Morales, a marra de professor do Uribe, e o jeitão de pedófilo do Chávez. O resto ninguém leva a sério.

Nenhum comentário: