Não chuto ebó, não falo mal de pai-de-santo pra filho-de-santo, não chamo espírita de macumbeiro. Só que não quero enganar ninguém quanto aos meus medos: eu tenho o maior cagaço desses rituais de religiões afro-brasileiras.
Sinceramente, não entendo nada daquilo, não conheço os símbolos nem nada. Mas só de ver aquele povo com miçanga escondendo a cara, aqueles turbantes brancos já me assusto.
Agora me diz, pra que aquele povo tem de dançar curvado? Parece que vão em minha direção como touros! Mó medo!
Desculpem-me mas também não sei diferenciar umbanda, quimbanda, candomblé, axé music etc. É a maior estranheza pra mim. E olha que já li Jorge Amado! Também não faz diferença, pois não sei diferenciar a Universal da Deus é amor, nem a igreja católica da Batista...
Só que eu tenho mais medo de religiões afro. Primeiro porque não consigo entender o nome das entidades e sua função social. Tudo tem X! Pô, santo católico neguinho traduz, santo afro tem que ficar no original por quê?
Outra coisa, vamos raciocinar juntos: tudo bem que a alegação pros santos falarem errado (Misifio, vossuncê) seria o fato de retomarem a fala dos escravos. Mas vem cá, o santo é africano ou brasileiro? Se africano, aprendeu português por quê? Com quem? Porque é santo eu tenho que perdoar os arcaísmos? Dúvidas...
Acho legal quem se interessa por uma corimbinha, mas confesso que tenho o pé atrás.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Cara, que estranho!
Não tenho medo de religiões afro não. Aliás, muito me apetecem! Tenho profunda simpatia por Exus, terreiros, cantos, missangas, energia, natureza e tal.
Fora que adoro essa coisa de intercâmbio cultural, neologismos e coisas mal traduzidas!
Sei lá, só gosto.
Canta pra subir!
Cólicas de riso! Vou ler para minha irmã. Ela com certeza vai amar e assinar embaixo!
Impagável...."Umbanda, Quimbanda, Axé-Music" kkkkk.... Mas pow esse papo de santo naum rola msm, sejam eles afro, católicos, orientais, tudo papo furado, quer idolatrar alguém? Idolatra o Obina, ou vai me dizer que um kra q faz gol importante em tudo que é final naum eh santo... Abraços e ateh mais!!!
Postar um comentário